7 de abril de 2011

Música clássica

Meu pai é físico e trabalha com acústica. É apaixonado por música. Eu cresci ao som de jazz e música clássica (e também de mpb por influência da minha mãe), mas nunca consegui distinguir nem um compositor de outro. Nunca toquei nada (talvez por birra adolescente, porque sempre fui incentivada). Não sei bem o que é um adagio, um noturno, uma sinfonia. (Laura, vc que é uma cellista de sucesso, isso dá um post!! ilumine ignorantes como eu!)

Enfim, mas de uns tempos pra cá comecei a me interessar mais por "música boa", como diz meu pai. Ele mesmo (empolgado) me deu um cd de 3 discos muito bom pra quem quer começar a entender a música clássica: Pure Classical. (há também o Pure Jazz, Pure Pop, etc.)


Essa coletânea tem músicas pra todos os gostos. Mas as que eu gosto mesmo são aquelas que me tocam de algum jeito. Não vou nem me arriscar a falar os porquês porque não tenho nem o vocabulário próprio pra isso. Mas vou postar aqui o vídeo de uma que eu amo. É a n°1 do 1° disco: Adagio For Strings Op.11, de Samuel Barber. E até hoje não entendo o que ela me traz. Não é melancolia, não é dor, não é tristeza, não é calma, não é felicidade, não é saudade. Não sei. Mas eu só sei que amo. Mistérios dos grandes mestres.

 

Outra clássica das clássicas, singela e doce é Clair de Lune, de Debussy. (talvez popularizou porque tá na trilha de Twilight :P) Aí vai o video.

2 comentários:

  1. Mto bom o post neguinha, faltou citar a sua maior influencia na música clássica (eu) haha!!

    ResponderExcluir
  2. liis x)
    adorei a primeira música, e é verdade, ela traz várías sensações, sentimentos diferentes ao longo dela ... parece que lembro de alguma trilha sonora, enfim!
    post interessante; no aguardo da continuação da Laura ;)

    ResponderExcluir