Assisti, neste final de semana, o filme "O violinista que veio do mar" (Ladies in Lavender, 2004), que conta a história de duas senhoras inglesas que abrigam em sua casa um violonista talentoso polonês, após o encontrarem quase morto na beira do mar devido a um acidente.
As imagens são lindas, a história tocante, os atores sensacionais.. Mas do que pretendo falar mesmo é da trilha sonora do filme, pois quem tocou foi o violinista Joshua Bell (que também realizou o solo em O Violino Vermelho). Ele começou a tocar com apenas 4 anos e hoje é muito reconhecido em todo o mundo.
Um fato curioso que aconteceu em 2007, é que o jornal The Washington Post convidou o violinista para tocar durante 45 minutos numa estação de metrô no centro de Washington entre as 07h15 e 08h, com o seu violino Stradivarius de 1713 avaliado em 3,5 milhões de dólares. 1097 pessoas passaram por ele e além de não o reconhecerem, mal pararam para ouvi-lo. Três dias antes, ele lotou um teatro em Boston.
Apenas uma pessoa ficou cerca de 9 minutos e deu 5 dólares ao músico. Outra, no fim do "expediente", o reconheceu por ter visto um concerto seu algumas semanas antes e o parabenizou por sua carreira. Mas fica a pergunta, sabe-se mesmo reconhecer uma boa música? Ou só é dado seu real valor quando ela está inserida seu contexto? (dentro de um museu, dentro de um teatro famoso..)
Nossa Lis, muito bom! Principalmente pra se entender essa arte como contexto, ou como essa arte [e feita hoje em dia né? Caiu super bem, to pensando muito nisso pra mono hehe! Amei! E esses filmes, dizem que são lindos!!!
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