26 de maio de 2011

Buenos Aires: El Zanjón

Oláá! Pra você que nos acompanha, estivemos um pouco ausentes ultimamente pois estamos planejando algumas mudanças pra melhorar o nosso blog (tipo o nome!!! haha). Em breve conseguiremos juntar todas as ideias e faremos as nossas modificações!! ;)

Hoje vou falar sobre um lugar muito legal que conheci quando fui pra Buenos Aires. Acho que vale a pena porque sai um pouco daqueles roteiros turísticos tradicionais! O lugar se chama El Zanjón.

Bom, eu e uma amiga guiamos 38 pessoas da Arquitetura da UFSC pra lá, pelo PET (a história completa renderia uns 100 posts, mas não vem ao caso) e esse lugar foi um daqueles que praticamente todo mundo curtiu conhecer.
Galera toda na frente do Malba
Segundo o site oficial, El Zanjón (que em português googlelístico seria traduzido por "vala") se trata do trabalho arqueológico mais importante da cidade, indicado no Guia de Patrimônio Cultural de Buenos Aires. É que descobriram, em 1985, acidentalmente, caminhos subterrâneos em baixo de um casarão de 1830, como dá pra entender melhor com esse esquema do site deles:

Então funciona assim: você acessa o complexo por uma entrada pequena na Rua Defensa, nº 755 (bairro San Telmo), e entra num casarão de tijolos a vista. Lá dentro o pessoal que faz a visita guiada mostra todo o complexo com direito a toda história do local + a de Buenos Aires em 1 hora (há também outras opções de visita). 
Ao fundo, a entrada
Aos poucos vamos "nos perdendo" (sempre com o guia, hehe) pelos vários túneis - primeiras tentativas de controlar as águas e a natureza por ali - e espaços escondidos do Zanjón. Também impossível não observar todo o cuidadoso trabalho de recuperação do local (que foi de uma dedicação  de cerca de 20 anos), com marcação bem clara do que é antigo e novo (metal, concreto e cor preta).
Iluminação zenital e elementos em ferro são algumas das intervenções. Foto: Cláudia Maté
Túneis
No percurso há mapas e diversos objetos que contam a história da cidade.
No fim do percurso chega-se a um salão para eventos.
Enfim, um passeio que definitivamente vale muito a pena!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário