15 de maio de 2011

Livros: A Insustentável Leveza do Ser.

"A Insustentável Leveza do Ser" é um dos (se não for o) meus livros preferidos. Acho que ele deve ser leitura obrigatória em qualquer vida humana. A história se passa em Praga e Zurique e fala do amor de quatro pessoas. Permeando isso, o autor Milan Kundera revela algumas reflexões filosóficas, daquelas que ficamos pensando por muito tempo. Com certeza é uma ótima leitura! Eu não gosto de falar muito de livros porque não quero contar a história inteira dele, mas pra mim o livro já vale por este trecho:

"Não existe meio de verificar qual é a bosa decisão, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado. Mas o que pode valer a vida, se o primeiro ensaio da vida já é a própria vida? É isso que faz com que a vida pareça sempre um esboço. No entanto, mesmo "esboço" não é a palavra certa porque um esboço é sempre um projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro."

Por essa e por outras, já vale!

Um comentário:

  1. Ai, que vontade de ler esse livro guria! Eu já li há muuuuito tempo atrás "A Ignorância", do mesmo autor. Nem lembrava, mas depois do seu post vi que o nome do autor não me era estranho e busquei lá no fundo da memória. Acho que preciso reler, pq lembro muito pouco. Mas acho que esse daí vai vir primeiro, ainda mais depois desse trecho, sobre "boa decisão". Coisa que to refletindo muito ultimamente.. ;)

    ResponderExcluir