Não, não é um livro de auto-ajuda, nem de poesias ou um romance sobre a vida. A dica de hoje na verdade é um livro de introdução à filosofia, do autor francês Luc Ferry. É um livro pra se ler aos poucos, pra ir digerindo todas as informações (não é à toa que ainda não consegui terminar, e faz teeempo que comecei!).
Luc Ferry é filósofo, ex-ministro da Educação na França e, segundo a orelha do livro, quando estava de férias foi incentivado pelos amigos a improvisar um curso de filosofia para pais e filhos, ou seja, de uma forma fácil e didática, sem palavras complicadas ou citações eruditas. O livro é basicamente isso, "voltado para dois públicos: adultos que querem entender a filosofia, mas não necessariamente pretendem se tornarm especialistas no assunto, e jovens que desejam estudá-la mais a fundo e procuram uma base de conhecimento."
Como disse, ainda nem terminei e já é um dos meus livros favoritos.. Ele aborda de tudo, vida, morte, salvação, religião, ateísmo, história das ideias... de uma forma realmente fácil de ler. Vai dos estóicos a Heidegger.
Vou transcrever aqui uma parte do prólogo que ele defende a importância de se entender - ao menos um pouco - de filosofia:
"(...) sem ela, nada podemos compreender do mundo em que vivemos. É uma formação das mais esclarecedoras, mais ainda do que as ciências históricas. Por quê? Simplesmente porque a quase totalidade de nossos pensamentos, de nossas convicções, e também de nossos valores, se inscreve, sem que o saibamos, nas grandes visões do mundo já elaboradas e estruturadas ao longo da história das ideias. É indispensável compreendê-las para aprender sua lógica, seu alcance e suas implicações..." (p.15)
E aqui um pouco sobre o que dá nome ao livro:
"Aprender a viver, aprender a não mais temer em vão as diferentes faces da morte, ou, simplesmente, a superar a banalidade da vida cotidiana, o tédio, o tempo que passa, já era o principal objetivo das escolas da Antiguidade grega. A mensagem delas merece ser ouvida, pois, diferentemente do que acontece na história das ciências, as filosofias do passado ainda nos falam. Eis um ponto importante que por si só merece a reflexão." (p.16)
Ai, apesar de entender muuuito pouco ainda, adoro ler sobre filosofia. Tudo se aplica tanto à vida! Recomendo 1000x esse livro.
[ FERRY, Luc. Aprender a viver. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. ]Acrescento aqui também (num momento empolgação) um video de 14 min (pra quem tiver interesse) de uma conferência que teve no Brasil sobre educação em que o Luc Ferry veio falar de filosofia. "O que é a vida boa?". Assistam, é bem bacana, ele fala várias coisas q tem no livro. (ouvindo francês ainda, Oh la la!):
Bom proveito!
Sabe que as vezes me arrependo? Eu deveria ter ido pra Filosofia ao invés de ir pra Sociologia... mãssss
ResponderExcluirMas guria, veja pelo lado bom, filosofia pode ser nosso hobby. Ler, entender e refletir por prazer, não por "obrigação". ai, adoro! :)
ResponderExcluir