23 de maio de 2011

Livros: Bukowski

Ah! O Bom e velho Buk.

Acho que ele é, com certeza, o meu escritor favorito. Não tem nada de muito maravilhoso, nem escreve coisas que vão mudar a sua vida. É simples e relata a vida de uma maneira simples, mais encatadora. Não tem como ler só um livro de Charles Bukowski, ou te dizer qual é o melhor. Todos são sensacionais, a começar pela tristeza das histórias, pelas safadezas, por tudo.

Eu descobri Bukowski em uma aula muito chata na faculdade, daquelas que o professor faz aulas via Power Point e ninguém aprende nada. Pra matar o tempo, lia os livros do Buk, sem parar. É muito tranquilo de ler e fascinante. Primeiro, por que ele fala muito de trabalho, porres, relacionamentos que nos instigam. É um coitado na vida que conta seus problemas, mas que você não consegue ter dó, simplismente se fascina e não pára de ler. Pra mim é muito parecido com "O Apanhador no Campo de Centeio" , mas como não gosto muito de falar de livros, simplismente digo que ler Bukowski é fundamental nos 20 e poucos anos...


Para mim, a frase que eu mais me identifico é essa:

"O amor é uma especie de preconceito. A gente ama o que precisa, ama o que faz sentir bem, ama o que é conveniente. Como pode dizer que ama uma pessoa, quando ha dez mil outras no mundo que você amaria mais se conhecesse? Mais a gente nunca conhece."

Parece que ela foi feita para mim. Enfim, Buk cai bem em qualquer hora :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário