Bom, hoje vou quebrar o consumismo dessas minhas dicas de Florianópolis e vou falar de uma das maiores belezas (naturais) da ilha: a Lagoa da Conceição. Bem apropriado, depois de ter ficado 2 dias imersa no assunto, durante a Oficina QUAPA SEL, que aconteceu aqui essa semana.
Bom, a Lagoa não é apenas os 14km de espelho d'água no meio da Ilha de Florianópolis, de que a turistada adora tirar fotos (o que vale muito a pena), é também um bairro com sua comunidade ativa, sua tradição, sua cultura, seu artesanato...
Festa - Foto: Marcelo Cabral |
Pesca - Foto: Marcelo Cabral |
Hoje a manutenção de um dos mais belos lugares da ilha se encontra em risco. O aumento desenfreado da urbanização e a consequente contaminação do solo e das águas; a má conservação e privatização da orla e o descaso com a floresta existente ali por perto são alguns dos motivos que deixam em pé os cabelos de urbanistas, paisagistas, arquitetos, biólogos, geógrafos, ou qualquer um que se comova com tamanho potencial da área (principalmente o Centrinho - onde há os barzinhos -, contaminado por irregularidades e maus tratos).
Foto: Marcelo Cabral |
Mas nada está perdido, há muitas pessoas trabalhando pra que se conserve essa paisagem tão incrível:
Foto: Marcelo Cabral |
Então pra vc que vem pra Floripa, quer continuar a aproveitar e se admirar com o que temos por aqui, preserve! Se engaje, se conscientize! Não polua, não passe direto em direção às praias: prestigie o artesanato local, observe também o cotidiano do lugar. Passe no Centro Cultural Bento Silvério. Caminhe. Sente num café, numa sorveteria ou num banquinho qualquer e observe. Ache seu cantinho e curta o momento!
Foto: Marcelo Cabral |
Nenhum comentário:
Postar um comentário